Música ajuda no aprendizado das crianças

Qual criança (ou adulto) não fica fascinada ao ouvir uma música de que gosta? Mas além do prazer que proporciona, a música ajuda no aprendizado das crianças. Um grupo de pesquisadores da Northwestern University, Estados Unidos, revisou uma série de estudos sobre o tema e mostrou que o aprendizado da música estimula a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade de mudar e se adaptar ao longo da vida.

Uma das capacidades adquiridas com a prática de um instrumento, por exemplo, é a identificação de diferentes sons. “O cérebro nasce com determinado número de neurônios e cada aprendizado ajuda a formar um circuito de memórias. A música ajuda na medida em que desenvolve os sentidos, ensina padrões rítmicos, habilidade sensório-motora e estimula até o raciocínio matemático e aritmético”, diz Antonio Carlos de Farias, neurologista infantil do Hospital Pequeno Príncipe.

Concentração e identificação de vozes

Além de um vocabulário maior, o aprendizado musical também pode facilitar a concentração e a identificação de diferentes vozes num ambiente barulhento, como destaca um outro estudo da Northwestern University. Segundo os pesquisadores, a habilidade de perceber diferentes padrões de som, como diferentes vozes que falam ao mesmo tempo, é estimulada pelo estudo de música. Sem falar que também fica muito mais fácil para a criança se concentrar numa leitura mesmo que não esteja num lugar muito silencioso.

Paciência e persistência

Sabe aquela ansiedade do seu filho de querer tudo para agora? Ao aprender a tocar um instrumento, por exemplo, ele vai perceber que nem tudo acontece tão rápido. “A música é uma das coisas mais difíceis e demoradas para aprender. Quando um aluno começa a estudar e quer sair tocando, muitas vezes até pensa em desistir. Logo, ele aprende que é preciso esforço, treino, perseverança”, afirma André Barreto, professor e coordenador da área de música da Escola Suíço-Brasileira (SP). Para o professor, crianças que têm contato com a música são mais flexíveis, lidam melhor com imprevistos, frustrações e têm mais rapidez para raciocinar e agir. “Elas ficam mais preparadas para a vida”, diz.
Fonte: Revista Crescer

E se você ainda não conhece a Equilibrium, entre em contato e agende sua aula grátis presencial ou online. Atendemos crianças a partir de 1 ano para musicalização infantil!

Rua Cayowaá, 1969 – Perdizes/SP
Fone: 11 2338 7012
Whatsapp: 11 94960-1437

Visite nosso site: equilibriumescola.com.br

#musica #crianças #diasdascrianças #aprendizado #concentração #paciencia #persistencia