Aprenda a usar as Propriedades do SOM – Teoria na Prática

A música é formada por sons vocais e de vários instrumentos, e graças a essas 4 características:

Altura, Duração, Intensidade e Timbre é que temos uma gama infinita de possibilidades de combinação sonora.

Por isso, é muito importante todo estudante de música ter essa noção, que normalmente é iniciada nas aulas de musicalização infantil.

Vamos lá:

Altura: se refere ao som grave ou som agudo, que muitas vezes é usado erroneamente como “som fino” ou “som grosso”.

Como usar e treinar sua percepção: homens normalmente tem a voz mais grave do que as mulheres, por isso, escute as pessoas próximas de você para entender essa diferenciação entre ambas alturas. Dê também atenção na sua escuta das músicas que ouve, tentando identificar os instrumentos graves e agudos na música. O baixo elétrico fica com o som grave, a guitarra, no solo, e a voz ficam com notas mais agudas, por exemplo.

Duração: se refere ao som longo ou curto, que está relacionado ao ritmo musical.

Como usar e treinar sua percepção: se você canta, cante uma nota, usando a sílaba “” e mantenha a produção sonora vocal. Isso será som longo. Quando tocar, tente também produzir um som curto. E quando cantar ou tocar as músicas que aprendeu, note como existem notas que duram menos e notas, acordes, que duram mais. Isso é a duração, o ritmo.

Intensidade: som forte ou som fraco. Essa produção sonora está relacionada à dinâmica, ou seja, quão forte ou fraco produzimos o som.

Como usar e treinar sua percepção: fale sutilmente com alguém, voz baixa, e vai notar a produção sonora branda, leve, som fraco. Ou quando estiver num show ao vivo, curtindo o momento, solte sua voz ao máximo, produzindo um som forte. Quando tocar com alguém, brinque de tocar mais fraco, leve, e depois, forte, intenso, para notar a intensidade e dinâmica.

Timbre: é a “identidade sonora” de cada instrumento ou voz. Cada voz ou instrumento tem um som diferente ou seja, tem seu timbre.

Como usar e treinar sua percepção: no trabalho, tente identificar as pessoas que conhece somente pela voz, ou seja, pelo seu timbre. Quando escutar as músicas que gosta, faça uma audição atenta para identificar os instrumentos que forma aquela versão, aquele arranjo. Você vai identificar cada instrumento pelo seu timbre.

Esperamos que essas explicações e aplicações sejam bem úteis
para ampliar seu conhecimento musical.

Conheça mais do nosso trabalho: http://equilibriumescola.com.br

Conheça nossas aulas Ao Vivo e On-line ou Presenciais:
11 94960-1437

Nossas redes sociais:

facebook.com/equilibriumescola

instagram.com/equilibriumescola

#altura #duração #intensidade #timbre #music #instrumento #perdizes
#vilamadalena #equilibriumescola #equilibriumescolademusica