3-dicas-para-cantar-melhor 01

3 dicas para cantar melhor

Buscando informações específicas do curso de canto aqui na Equilibrium, conversei com o professor André – que dá aulas de canto, piano e teclado – sobre as dúvidas mais comuns no começo do curso.  Apresento aqui 3 dicas para cantar melhor:

Em quanto tempo consigo cantar? Esta é a principal pergunta no começo do curso. O aluno pode cantar na primeira aula, porém para cantar bem e com fluência, é necessária uma boa orientação e prática.

Para começar, quando se fala em cantar, podemos considerar que a alma do canto é a respiração. “Se você não conseguir respirar corretamente, não vai conseguir cantar adequadamente”, diz o professor.

Adequadamente, pode ser considerado quando o aluno consegue ter qualidade vocal produzindo boa afinação e timbre. Antes de sair cantando, é importante reaprender e reeducar a forma de respirar. Nascemos respirando da maneira correta (pelo diafragma), porém, com o passar do tempo vamos desaprendendo, e as aulas de canto ajudam muito a reeducar a respiração, melhorando a qualidade vocal e a saúde de forma mais ampla.

Atualmente, é notável que existem diversos problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite, entre outras, e a boa respiração favorece uma qualidade melhor na saúde, através das boas práticas da reeducação respiratória por meio do canto. A partir daí é possível desenvolver uma boa técnica para cantar cada vez melhor.

Fazer uma técnica vocal não é simplesmente fazer exercícios aleatórios.  Depois de ouvir a voz do aluno fica mais fácil de personalizar as aulas com vocalizes específicos, de acordo com a necessidade. 

Sobre a escolha do repertório, fica sempre voltado à necessidade e gosto musical do aluno, permitindo que as aulas fiquem interessantes, aprendendo de maneira prazerosa.

Seguem 3 dicas para começar a cantar melhor:

  1. Treine sua respiração: após treinar na aula com orientação do professor, é importante praticar a mudança na forma de respirar para facilitar a afinação da voz.
  2. Pratique diariamente: com boa orientação você terá vários exercícios para te ajudar a praticar sozinho em casa. 10 minutos por dia, geram ótimos resultados.
  3. Não pratique vocalizes sozinho no início. Praticar de forma incorreta fora das aulas, pode gerar dificuldades na respiração e afinação, interferindo na saúde vocal.

Agradecemos o professor André pelas dicas e esperamos que te ajude a melhorar sua maneira de entender um pouco mais sobre o curso de canto aqui na Equilibrium Escola de Música.

Theo Machado – sócio diretor da Equilibrium Escola de Música, professor de violão e guitarra há mais de 20 anos, coach de bandas e produtor musical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *